A minha experiência profissional na área de TI me levou a confirmar o que os grandes articulistas da área vêm afirmando há muito tempo: os conflitos entre o empresário e o pessoal da TI é causado pela falha na comunicação. E isso não acontece apenas nas grandes corporações, pequenfluxo_da-_governancaas e médias empresas também sofrem com esse problema, seja uma empresa com TI próprio ou uma empresa com o TI outsourcing as falhas na comunicação são a fonte dos problemas com a TI.

Naturalmente os profissionais de TI tem uma tendência a falar muitos termos técnicos. E o empresário fica perdido em meio a sopa de letrinhas (ERP, BYOD, CLOUD, BIG DATA, BI etc). O empresário por sua vez vê o negócio através da geração de valor, investimento e retorno são as medidas utilizadas pelo CEO para decidir se uma mudança vale a pena ou não.

Aí é que mora a dificuldade (muito natural) do profissional de TI, por que embora a TI seja na maioria das empresas, o setor que impulsiona todo o negócio, ela não é um produto que se calcula o custo e o valor de venda para se obter o lucro. Ou ainda em uma comparação melhor, não é como comprar uma máquina de fazer pães que faça o dobro dos paes em metade do tempo, em que facilmente você calcula em tempo e produção o seu retorno de investimento. Mas esse é um assunto bem complexo que falaremos em um próximo artigo.

Então o que acontece? O profissional de TI fala na linguagem (técnica) dele sobre as consequências de fazer uma mudança (ou não) e o CEO vê números que condizem com custos, mas, não entende o retorno. Oque significa que se essa relação não for de extrema confiança (quase que cega) em algum momento ela vai ruir.

E a solução? Gestão da TI que se comunique menos através da linguagem de TI e mais através da linguagem do negócio nos diversos níveis da corporação, voltada a processos e geração de valor.

A minha experiência profissional na área de TI me levou a confirmar o que os grandes articulistas da área vêm afirmando há muito tempo: os conflitos entre o empresário e o pessoal da TI é causado pela falha na comunicação. E isso não acontece apenas nas grandes corporações, pequenas e médias empresas também sofrem com esse problema, seja uma empresa com TI próprio ou uma empresa com o TI outsourcing as falhas na comunicação são a fonte dos problemas com a TI.

Naturalmente os profissionais de TI tem uma tendência a falar muitos termos técnicos. E o empresário fica perdido em meio a sopa de letrinhas (ERP, BYOD, CLOUD, BIG DATA, BI etc). O empresário por sua vez vê o negócio através da geração de valor, investimento e retorno são as medidas utilizadas pelo CEO para decidir se uma mudança vale a pena ou não. suporte

Aí é que mora a dificuldade (muito natural) do profissional de TI, por que embora a TI seja na maioria das empresas, o setor que impulsiona todo o negócio, ela não é um produto que se calcula o custo e o valor de venda para se obter o lucro. Ou ainda em uma comparação melhor, não é como comprar uma máquina de fazer pães que faça o dobro dos paes em metade do tempo, em que facilmente você calcula em tempo e produção o seu retorno de investimento. Mas esse é um assunto bem complexo que falaremos em um próximo artigo. (link)

Então o que acontece? O profissional de TI fala na linguagem (técnica) dele sobre as consequências de fazer uma mudança (ou não) e o CEO vê números que condizem com custos, mas, não entende o retorno. Oque significa que se essa relação não for de extrema confiança (quase que cega) em algum momento ela vai ruir.

E a solução? Gestão da TI que se comunique menos através da linguagem de TI e mais através da linguagem do negócio nos diversos níveis da corporação, voltada a processos e geração de valor.

 

Afinal qual é o maior problema entre a TI e o CEO ?
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